sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A "noite linda" do Pearl Jam que só Curitiba viu

Compartilhar
A comemoração de 20 anos de história não podia ser em melhor estilo. Na segunda passagem do Pearl Jam por Curitiba, o grupo provou porque mesmo "engolido pelo sistema", como diz o vocalista Eddie Vedder no documentário lançado recentemente, é possível ser autêntico, é possível ser honesto com seu público, é possível ganhar dinheiro e lotar estádios pelo mundo com a mesma simpatia e vontade de tocar de 20 anos atrás. É possível ser Pearl Jam em 2011.

Em um mundo onde as notícias correm na velocidade do surgimento de novas redes sociais, poucas bandas ainda fazem um show surpreendente. A tecnologia dos equipamentos eletrônicos aliada aos shows pré-produzidos permite que fãs aguardem o momento exato para gravar em um HD qualquer aquela música preferida. Com o Pearl Jam não dá, fica na memória mesmo.

O grupo sobe ao palco sem que o fã mais fanático saiba em que momento "aquela" música vai tocar, se é que vai. Mas não é isso que faz o show da banda de Seattle ser inesquecível. Ou talvez não seja só isso.

Há um cara com voz inconfundível e simpatia tamanha que te faz querer ser seu amigo. Sorte de Leandro, um fã que sobreviveu a um grave acidente de carro e teve a oportunidade de dividir o palco com a banda em 2005, em Curitiba, ao som de Yellow Ledbetter. Em 2011, Eddie lembrou do seu "melhor amigo brasileiro" e dedicou Just Breathe a ele.

Mas há também uma banda extremamente competente em executar clássicos dos anos 90 e novidades dos trabalhos mais recentes. Do peso de Even Flow, à energia de Alive, passando pela poética Black até o cover Baba O'Riley do The Who, tudo perfeito. Duas horas e quarenta com 32 músicas que não deixaram nem os admiradores menos fanáticos da banda sentirem falta de Last Kiss, Daughter ou Do The Evolution.

O Pearl Jam não precisa fazer média, não faz shows para jornalistas serem legais nas críticas. Eles fazem o que tem vontade e certamente é isso que agrada, e muito, os fãs. Eles não precisam provar nada, mas, felizmente, não cansam de surpreender. A turma de Eddie Vedder conseguiu o que queria: "cuidar dos fãs" em uma "noite linda". Que a espera pelo próximo seja mais curta dessa vez. (O set list completo segue abaixo do vídeo).

Ah, só pra constar, não sei de valores, mas a Vila Capanema me parece a solução mais viável para shows desse tamanho na ausência da Pedreira. Será que os grandes shows vão voltar pra Curitiba?

Siga o CuritibaWebRock no twitter e no facebook para receber todas as notícias dos shows em Curitiba.

Nos vídeos, a clássica Jeremy, a nova Just Breathe e o cover Baba O'Riley








Pearl Jam - Curitiba 09/11/2011

Go
Arms Aloft (Joe Strummer & The Mescaleros cover)
Animal
Olé
Why Go
Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
Corduroy
Given To Fly
Dissident
The Fixer
Even Flow
In Hiding
Setting Forth (Eddie Vedder)
Not For You
Red Mosquito
Got Some
World Wide Suicide
Porch

Encore:
Just Breathe
Off He Goes
Unthought Known
Breath
Supersonic
Black
Jeremy

Encore 2:
Better Man
Leaving Here (Holland-Dozier-Holland cover)
Footsteps
Once
Alive
Baba O'Riley (The Who cover)
Yellow Ledbetter

Nenhum comentário:

Postar um comentário