terça-feira, 11 de outubro de 2011

O progressivo é o rock mais fora de moda?

Compartilhar A pergunta foi uma afirmação do músico Peter Gabriel em entrevista exibida pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo. O ex-vocalista do Genesis respondeu que o progressivo é o rock mais fora de moda atualmente ao ser perguntado sobre uma possível reunião da antiga banda.

Que os tempos mudam e as músicas e estilos entram e saem de moda não resta dúvida. Mas de fato faz tempo que o rock progressivo passa longe dos holofotes. Será que voltará? Acho possível. Se até o meloso e tão ironizado pagode brasileiro dos anos 90 voltou a ganhar destaque...

Sou da opinião que o Genesis faria uma turnê com estádios lotados pelo mundo com seu rock progressivo. Existem bandas e músicos que tem a capacidade de transcender os limites da moda. E a regra valeria para bandas que marcaram época em outros estilos também, seja grunge, brit rock, metal farofa, todos esses estilos atualmente "fora de moda".

Mas, voltando ao progressivo, esse é o tema da enquete dessa semana. As bandas de rock progressivo realmente parecem esquecidas. É difícil até saber o que tem sido feito de novo nesse estilo, se é que há algo. Mas a pergunta é a seguinte: você acha que o rock progressivo pode voltar a ser moda? Responda na enquete ao lado ou deixe um comentário.

Siga o CuritibaWebRock no twitter e no facebook para receber todas as notícias dos shows em Curitiba.

Nos vídeos, algumas músicas de bandas marcantes do rock progressivo.
A banda alemã Triumvirat com Million Dollars


O Yes tocando uma bem mais conhecida: Roundabout


A ex-banda de Peter Gabriel, Genesis, com Mama


E o progressivo teve até banda com vocal feminino. Renaissance - Carpet of the Sun


Pra fechar, aquele que deve ser o hino do rock progressivo: Pink Floyd - Echoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário