quarta-feira, 20 de julho de 2011

Leitores do CuritibaWebRock elegem a década de 70 a mais "rock". Mas qual a melhor banda?

Compartilhar Na semana do Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13 de julho, os leitores do CuritibaWebRock elegeram os anos 70 como o principal berço das bandas de rock. Ao todo, 21 pessoas votaram na enquete do blog. Oito (38%) escolheram os anos 70, cinco (23%) votaram na década de 2000, quatro (19%) nos anos 80 e três (14%) na de 60. Os anos 90 receberam apenas um voto (4%) e os anos 50 nenhum.

Para comemorar, selecionei um sucesso de 22 das principais bandas da década de 70 para você escolher a sua preferida na nova enquete. Primeiramente é importante deixar claro que estou falando de bandas que surgiram ou explodiram para o mundo na década 70. Com isso, grupos que ganharam destaque antes da década como The Who, Rolling Stones, Beach Boys, Cream, The Doors, Beatles, David Bowie, ficaram de fora da lista.

Com a pluradidade dos anos 70, tentei selecionar músicas e bandas na tentativa de englobar diferentes estilos e épocas, para que nenhuma das subdivisões do rock na década deixasse de ser representada. Obviamente muitas bandas ficaram de fora. Se você não conhece alguma das listadas, não perca mais tempo, essa é uma playslist básica dos anos 70. Para não me alongar muito, vamos logo para a lista. Vote na sua favorita na enquete ao lado e siga o CuritibaWebRock no twitter e no facebook para receber todas as notícias dos shows em Curitiba.

- Led Zeppelin - banda britânica formada em 1968, que lançou dois álbuns ainda em 69, mas alcançou o auge nos anos 70 se tornando um dos grandes nomes do rock de todos os tempos. A música é Kashmir, em um show de 1975.


- Deep Purple - banda inglesa formada em 1968 que passou por diversas mudanças na formação, mas entre idas e vindas continua na ativa com a maioria dos membros originais. A música é Highway Star, em uma apresentação de 1972.


- Queen - formada em 1971, a banda inglesa é sem dúvida um dos maiores ícones dos anos 70 e das maiores influências para tudo que foi feito desde então. A música é Bohemian Rhapsody, em um show de 1977.


- Black Sabbath - banda inglesa formada ainda no final dos anos 60, mas que só começou a lançar os álbuns que ganhariam o mundo na década seguinte. Um som inconfundível. A música é Paranoid, em um show de 1970.


- AC/DC - na Austrália surgiu, em 1973, a banda que viria a se tornar um dos maiores nomes do hard rock. Os anos 70 ficaram marcados como a Era Bon Scott. A música é Highway to Hell, em um show de 1979.


- Uriah Heep - a banda inglesa de 1969 que talvez, entre as citadas, seja a menos valorizada. O motivo para isso sempre foi uma grande incógnita pra mim. A música é July Morning, em um show de 1972.


- Aerosmith - antes de ser a banda que emplaca hits em filmes e enlouquece menininhas de todo o mundo, os norte-americanos fizeram por muitos anos um som pesado, digno dos anos 70. A música é Dream On, em um show de 1976.


- Kiss - em 1973 surgiu outra banda norte-americana que tem tudo a ver com os anos 70. A música é Detroit Rock City, em um show de 1977.


- Van Halen - a banda estadunidense de 1972 só foi lançar seus primeiros trabalhos no final da década de 70, mas deu tempo de marcar época e garantir o lugar na lista. A música é Dance the Night Away, em um show de 1979.


- Pink Floyd - a banda britânica foi formada em 65, mas a saída de Syd Barrett e entrada de David Gilmour revoluciou o estilo do grupo que sempre apresentou marcas muito mais "anos 70" do que "anos 60". A música é Confortably Numb, em um show de 1980.


- Dire Straits - assim com o Van Halen, os ingleses também ganharam destaque na década de 80, mas também deixaram a marca na década anterior. Um exemplo é a música Sultans of Swing, em um show de 1978.


- Jethro Tull - mais uma banda inglesa que surgiu antes da década de 70, mas ganhou destaque nessa década. A música é Aqualung, em um show de 1977.


- Genesis - a banda britânica de 1967 é uma legítima representante do rock progressivo. Presença garantida na lista. A música é Follow You, Follow Me, em 1978.


- Yes - a banda é mais um ícone do rock progressivo e da década de 70. A música é Roundabout, em um show de 1973.


- Supertramp - mais um grupo britânico da turma do rock progressivo que fez grande sucesso na década de 70. A música é The Logical Song, em gravação de 1979.


- The Police - o trio inglês também teve tempo de marcar época na década de 70 com um som que já trazia elementos do pop e new wave. A música é Roxanne, em um show de 1979.


- Talking Heads - totalmente new wave e símbolo do final da década de 70. Fafafafa fafafafafafa. A música é Psycho Killer, em um show em 1978.


- Rush - representante canadense da lista, o grupo formado em 1968 também tem um som marcante e característico da década de 70. A música é Finding My Way, em um show de 1975.


- Rainbow - uma banda que reúne Ronnie James Dio e Ritchie Blackmore jamais poderia dar errado. Faz parte no que há de melhor nos anos 70. A música é Man On The Silver Mountain, em um show de 1977.


- Sex Pistols - em 1975 surgiu o punk rock britânico da banda que foi fundamental para centenas de outras que surgiram depois. A música é Anarchy In The UK, em um show de 1976.


- The Clash - também punk rock, também da Inglaterra, formado em 1976. A música é London Calling, em um show de 1980.


- Ramones - em 1974 surgiu o punk rock norte-americano. E desde então não foi preciso mais de dois minutos pra eternizar uma música. A música é Blitzkrieg Bop, em um show de 1978.


God bless Youtube.

Vote!

Nenhum comentário:

Postar um comentário