segunda-feira, 4 de abril de 2011

Por que é tão difícil ir a um show no Brasil? Capitulo 1: Compra de ingressos

Compartilhar Certa vez disse que ir a grandes shows no Brasil era um ato de heroísmo. Aliás, shows, jogos de futebol, e todos esses eventos culturais que envolvem muito dinheiro e mexem com a paixão de muita gente, geralmente oferecem aos consumidores tratamento e condições incompatíveis com os valores cobrados nos ingressos. Mas essa é uma longa discussão. Mas para iniciarmos, vou citar apenas um problema nesse mar de incompetência e descaso: a venda de ingressos.

Neste domingo, tive a oportunidade de vivenciar mais um capítulo dessa, quase sempre, difícil missão. Ao tentar comprar os ingressos para o show do Iron Maiden, as dificuldades começaram por um sistema fora do ar no quiosque do Disk Ingressos do Shopping Estação. A atendente informou que não podia garantir que o problema fosse normalizado até amanhã (hoje, segunda-feira). Falha técnica, perdoável. Nenhum aviso no site, primeiro problema grave.

Para esclarecer, as vendas pelo site do Disk Ingresso já estavam esgotadas. Não sei o motivo. Pelo Ingresso Rápido era possível, mas há uma taxa de conveniência de R$ 18,60 - aliás, taxa de conveniência de ingressos também merece uma reflexão -, além da entrega dos Correios, há dois dias do show.

Fui então orientado a comprar no quiosque do Shopping Mueller, onde o sistema funcionava. Lá, além de um fila com cerca de 20 pessoas para um solitário atendente, informações até então desconhecidas. Os ingressos de meia-entrada não podem ser comprados para terceiros. Também é necessário fazer um cadastro com cpf, rg, telefone, endereço e tudo mais. Pra ajudar, o sistema só "aceitava" os cadastros após muita insistência. Junte-se a isso o fato de o Disk Ingressos, ou aquele solitário rapaz neste domingo, realizar a venda para outros vários shows, além de muitas peças de teatro. Enfim, descaso total. Cada pessoa que precisava de meia-entrada ficava quase 15 minutos para concluir a compra. Uma senhora, que comprou pela internet e só precisava retirar o ingresso de uma peça de teatro, foi informada que também teria que encarar a fila...

Em tempo, acho válida toda a iniciativa para coibir falcatruas na verdadeira piada que é a venda de meia-entrada no Brasil, mas é preciso o mínimo de estrutura para implantar um sistema tão complexo e ainda falho. Comprados os ingressos, inteira pra quem tem coragem e meia pra quem consegue passar pela prova de resistência, resta esperar por mais um show no Expotrade, que foi muito criticado pelos chatos do Oasis e teve o azar, talvez apenas isso, de receber o Scorpions que foi pessimamente produzido e assessorado em Curitiba, acarretando em diversas e graves falhas técnicas. O resultado saberemos na terça-feira. Eu conto na quarta.

O CuritibaWebRock também está no twitter e no facebook

Apesar de não envolver problemas com a compra de ingressos, o vídeo é do citado show do Scorpions no Expotrade, com problemas técnicos e o desabafo de Klaus Meine dizendo que a organização foi uma bagunça. O público vai da empolgação à indignação em segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário